quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Trilho 1 - Rio Este

Partida: Largo Dr. Carlos Pinto Ferreira (Junqueira)
Chegada: Largo Dr. Carlos Pinto Ferreira (Junqueira)
Extensão: 20 km
Freguesias Percorridas: Junqueira – Touguinhó – Rio Mau – Arcos
Dificuldade (1-5): 2
Tipos Piso: Alcatrão, Paralelo, Terra Batida, Caminho Florestal
Pontos Interesse: Praia Fluvial Espinheira, Ponte Romana de Touguinhó, Igreja de Arcos, Ponte Romana de Arcos, Mamoas do Folão, Capela de S. Mamede.



Inicio no Largo Dr. Carlos Pinto Ferreira, seguindo em direcção a Touguinhó, aproveitando as duas descidas para aquecer os músculos. No largo de Sto. Antonio na Garrida virar à esquerda para a praia fluvial da Espinheira.

Seguir o trilho de terra batida junto ao Rio Ave, até encontrar novamente a estrada principal (E.N.525-3). Logo após a passagem da ponte sobre o Rio Este, virar à direita e seguir o trilho junto ao Rio Este. Aproveitar a paisagem. O nascer do dia é a altura ideal para desfrutar deste trilho. Seguir sempre em frente até á estrada principal entre Junqueira e Rio Mau (E.N.525-4). Seguir em frente para a Quinta de Arcos, desfrute da vista sobre a freguesia da Junqueira e sobre a ponte do Rio Este restaurada recentemente. Passar sob o viaduto da Auto-Estrada A7 e virar à direita no caminho de terra batida. Em seguida sempre em frente pelo caminho de paralelos e entrar novamente no trilho de terra batida em direcção à Igreja de Arcos. Passar em frente à igreja e seguir em direcção a Balazar, no primeiro cruzamento virar à direita em direcção ao Rio Este. Neste trilho encontra um caminho florestal com uma descida muito interessante que termina junto à uma das pontes do Rio Este.

Aproveite para descansar e desfrutar do local. Entrando na estrada de alcatrão entre Arcos e Junqueira (E.N.306) vire à direita. Vai encontrar a ponte Romana sobre o Rio Este, e logo em seguida à esquerda junto à A7 visite as Mamoas do Folão, um conjunto megalítico em recuperação. Após o viaduto da A7 virar à esquerda para um trilho de terra batida paralelo à auto-estrada e sempre a subir. Chegando ao lavadouro de Barros seguir a estrada de alcatrão em direcção a Casal Pedro até à capela de S. Mamede. Junto à paragem de Autocarro virar à direita para caminho de terra batida, que segue pelos campos até ao lugar de Chentada. É sempre a descer, aproveite para uma corrida com os colegas. No final do trilho virar à direita para Sanguinhal até ao Largo Dr. Carlos Pinto Ferreira.

Ficheiros GPS do Percurso (Download em: http://bttjunqueira.com.sapo.pt/)
bttjunqueira_Trilho1.kml (zip) / bttjunqueira_Trilho1.gtm

Informações para o e-mail: bttjunqueira@gmail.com

1 comentário:

Anónimo disse...

Os ficheiros para GPS e GoogleEarth já se encontram disponiveis para download na pagina de registos do grupo de BTT.