terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ecopista - Valença - (Espanha) - Monção

Finalmente conseguimos marcar um dia para ir visitar a Ecopista de Valença - Monção. Apenas foi possível estarem 4 elementos do BTTJUNQUEIRA (João, Daniel, Ricardo e Marco) foi uma pena os restantes não estarem presentes. Foi um track à moda antiga, sem pressas, muito convívio, muita risota e acima de tudo um excelente espírito de 4 amigos e as suas 4 meninas de 2 rodas.
Começamos o track em Valença e logo entramos na Ecopista. Fomos fazendo um km sempre com boa disposição. 1,2,3 e 1,2,3 e "Capum" grande malho. Quem esteve presente sabe o que quero dizer. Foi rir e rir. Até conseguimos rebentar com um válvula da roda. Tudo acontecia em apenas 10 km. Até que descobrimos um track paralelo à Ecopista e que andava junto ao Rio Minho, mas este em terra. É claro que trocamos logo o asfalto pela terra, tinha de ser.
A próxima paragem aconteceu na freguesia de Monção, onde podíamos contemplar a torre de menagem, chamada Torre da Lapela. Um excelente monumento em granito da época de D. Afonso Henriques (ver foto abaixo). Pedimos a chave a subimos ao cimo (apenas 2 os outros 2 ficaram de guarda às bikes ou então tinham vertigens...). No final não podia faltar o Favaios na tasca lá da esquina. Chegados ao fim da Ecopista fomos visitar a cidade de Salvaterra de Ninõ em Espanha. Um forte muito bem conservado numa vila também muito simpática e com óptimo aspecto. Destaque para o brutal parque de lazer. De fazer inveja a qualquer grande cidade de Portugal. Fenomenal. Como a fome já apertava e nada como um bom petisco, ainda fizemos mais 5km para encontrar um almoçinho à maneira, que acabamos por degustar à beira Rio.

Para sobremesa, fizemos um trilho em terra, lama e água junto ao Rio Minho, até entrar nas muralhas de cidade de Monção. E que entrada! De bike às costas, pois o único acesso era uma escadaria muito escorregadia e manhosa. No final do café lá rumamos de volta à Valença agora em ritmo mais elevado e de uma só vez, pois as nuvens já começavam a marcar presença.
Sãos e salvos apanhamos uma molha para guardar as bikes.
Foi um dia muito bem passado, muito mesmo. Adoramos voltar a reviver os espírito de "borga" em cima das bikes, sem nos preocupar-mos com dietas e tempos e provas e coisas do género, apreciando apenas a paisagem e a companhia.

Aos que não poderam vir, é claro que iremos lá voltar. Afinal o Minho têm muitos tracks para pedalar.

ML





A preparação das bikes.

"Os 3 da bigairada". 1,2,3 "Capum"


Qua grandes amigos! Parecem os encarregados e o escravo. HáHáHá


A subida à Torre.



Grande Favaios! Depois querem pedalar. Pois é!


Ui ui. Estes gajos a pedalar e eu aqui a coçar os costado" Hé Hé vida de cavalo.


A entrada no forte de Salvaterra de Minõ.





Nada como uns bons degraus.


Grande salto!


Na fronteiro com Espanha ("Galiza")


URL: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=aznidhhuanussfdu

4 comentários:

MLIMACARVALHO disse...

Adorei! Volto a repetir. Já tinha percorrido o Minho em trilhos pedestres mas de bike tem outro sabor. Recomendo a todos.

João Amorim disse...

Depois da Neve(zinha) agora Espanha, qual será o próximo passo do BTTJunqueira :-)?

Um dia muito bem passado, óptimo para libertar a pressão do frenezim do dia à dia.

daraopedal disse...

Gostei do vosso relato e das fotos. Fiquei com vontade de ir até lá descobrir essa ecopista.
Obrigado por partilhar.

António Vieira disse...

Venham e tragam um amigo. Já fiz este percurso e é muito bom. Não sei se conhecem, mas aproveito para deixar palavra pois gostei de ficar no Hotel Convento dos Capuchos. Todas as comodidades e depois de uma noite bem dormida ainda melhor :D